Cuidar com zelo, profissionalismo e amor

A Pousada Bom Pastor foi inaugurada em abril de 1999.

A história da Pousada Bom Pastor começou muito antes da sua inauguração em abril de 1999.

Quem plantou sua primeira semente foi a sócia-fundadora, Maria Lúcia Côrtes Miana, sem sequer imaginar que um dia dedicaria sua vida profissional ao cuidado com idosos.

Desde muito nova, ela participou de diversas iniciativas de ajuda ao próximo em entidades filantrópicas durante boa parte da vida. "Cuidar do outro sempre foi algo natural", diz.

Maria Lúcia percebia em conversas com amigos que a cidade de Juiz de Fora demandava um local bem estruturado e profissional para aqueles idosos cujo cuidado da família tornava-se um desafio, em especial pelas questões de saúde.

“Era necessário ter coragem para acabar com o ‘estigma do asilo’. Quando comecei a pesquisar sobre o assunto, organizei visitas a casas de repouso no exterior e em algumas cidades como São Paulo. Foi enriquecedor. Entendi que o caminho era aquele: mostrar para parentes e familiares que, em muitos casos, o cuidado de especialistas era mais adequado e eficiente. O amor e a dedicação da família não é menor por causa disso”, conta ela.

Era década de 90 e o imóvel da rua Irineu Marinho foi escolhido para dar endereço a esse sonho. “É uma casa de referência para minha família. Meus sogros a construíram com muita dedicação e amor. Quem assina o projeto é o arquiteto Arthur Arcuri e temos muito orgulho dela, hoje, ser patrimônio de Juiz de Fora. Aqui vivemos momentos muito felizes”, diz Maria Lúcia.

Para realizar o sonho de profissionalizar os cuidados que, de forma voluntária, realizou por quase toda a vida, Maria Lúcia precisava do apoio de algum administrador para cuidar das questões burocráticas. “Assim, meu filho Felipe, que é pós-graduado em Administração e Marketing, comprou a ideia e tornou-se meu sócio. Desde então, fazemos uma grande parceria na liderança da nossa equipe”, conta.

A Pousada Bom Pastor foi inaugurada em abril de 1999, inicialmente ocupando apenas a casa da Rua Irineu Marinho. Rapidamente atingiu a ocupação de todos os quartos. “Ficamos muito felizes porque as pessoas entenderam nosso propósito de cuidar com zelo, profissionalismo e amor”.

Com a grande procura, a casa vizinha foi anexada à estrutura inicialmente criada. “Hoje, contamos com uma equipe de 30 profissionais, entre enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionista, musicoterapeuta, além da equipe médica responsável”, conta Felipe, destacando que a capacidade de atendimento da Pousada Bom Pastor é de 42 hóspedes.